O publicitário é o profissional que atua na criação, produção e divulgação de ações de comunicação publicitária. Este profissional busca a melhor forma de promover produtos e serviços aos seus públicos-alvo.
O curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana proporciona ao aluno que domine linguagens e técnicas para criar, produzir e veicular materiais de comunicação publicitária, identificar a segmentação do mercado e estudar o comportamento do consumidor, para identificar seus desejos e as necessidades.
No curso são oferecidas teorias, técnicas e práticas que habilitam o profissional a propor e a elaborar produtos de comunicação, de acordo com as exigências do mercado. Para isso, o estudante de publicidade será apto a elaborar estratégias adequadas de comunicação para os anunciantes, criar textos e imagens publicitárias, criar roteiros para áudio e audiovisual e produzi-los, elaborar estratégias para veiculação das mensagens publicitárias nos meios e veículos de comunicação.
As disciplinas do curso estão divididas em um eixo teórico e fundamental que englobam a comunicação social, processos midiáticos, análise do contexto social, etc. As disciplinas específicas relacionadas à publicidade e propaganda são planejamento de comunicação, marketing, redação publicitária, mídia, produção audiovisual, direção de arte, entre outros.
Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4
Duração | 8 Semestres |
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Turno | Manhã |
Situação Legal | Portaria nº 388, de 13/08/2024 | DOU de 14/08/2024 | Edição 156 | Seção 1 | Página 73. |
Início de Funcionamento | 10/03/2003 |
Habilitação | Bacharelado |
Coordenador | Cristina Munarski Jobim Hollerbach |
pp@ufn.edu.br |
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do Curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Criatividade; Processo criativo; Criatividade e sociedade; Criatividade e meios de comunicação
Linguagem visual ; Composição do layout ; A imagem digital ; Ferramentas de design gráfico
Propaganda e Publicidade; Peças publicitárias; Aspectos históricos da publicidade e da propaganda; Papel social da publicidade
Linguagem, contexto e gêneros textuais; Organização lógica do pensamento; Qualificação da leitura; Produção textual
Criação e histórico da Sociedade de Consumo; Papéis de consumo e decisão de compra; Diferentes naturezas de influência no comportamento de consumo; Pesquisas de mercado consumidor
Princípios das mídias digitais; Teorias da cultura digital; Mídia social digital; Produção e circulação em rede
Períodos da história da arte; Movimentos artísticos; Estética na arte; A presença da arte na mídia
A história e os grandes nomes da fotografia; Dispositivos, linguagem, composição e leituras da imagem fotográfica; Alguns grandes temas da fotografia; Edição da imagem fotográfica
Conceito de marketing; Ferramentas de marketing; Planejamento, gestão e estratégias de marketing; Pesquisa em marketing
Estruturas de Comunicação; Gestão de Contas; Profissional de criação e produção publicitária; Profissional de mídia
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Fundamentos da escrita criativa; Técnicas criativas para redação; Criação verbal para peça publicitária avulsa ou campanha; Naming e criatividade em redação publicitária
Fotografia publicitária: conceitos e formas, funções e referências ; Produção na fotografia publicitária ; Linguagem, técnicas e a leitura da fotografia publicitária; Edição e manipulação da fotografia publicitária
Introdução à linguagem audiovisual; Características da linguagem audiovisual ; Análise fílmica; Categorias, gêneros e formatos audiovisuais
Marketing: do tradicional ao digital; Estratégias e táticas de marketing aplicadas ao mercado digital; Redes Sociais; Contexto digital contemporâneo
Marca; Planejamento; Definições Estratégicas; Plano de Campanha Publicitária
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Princípios de montagem e edição ; Tipos de montagem; Narrativas no audiovisual ; Práticas de edição audiovisual
Profissional gestor de contas publicitárias; Fluxo do trabalho publicitário; Relacionamento anunciante e agência; Técnicas de gestão de contas publicitárias
Direção de arte e publicidade; Elementos constitutivos do layout publicitário; Produção gráfica; Desenvolvimento de projeto gráfico
Características de formatos audiovisuais; Técnicas de roteirização para audiovisual; Etapas da roteirização para formatos audiovisuais; Roteiros para formatos sonoros
Contextos e paradigmas dos estudos em comunicação social ; Cultura das Midias; Sociedade dos meios e processo de midiatização ; A sociedade em rede
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Processos comunicacionais nas organizações; Comunicação integrada de marketing; Planejamento e gestão da Comunicação Integrada; Assessoria Integrada de Comunicação
Conceitos básicos de mídia; Tipos de mídia impressa e eletrônica; Tipos de mídia externa e alternativa; Tipos de mídia Online
Comunicação Comunitária; Métodos de comunicação participativa; Extensão em comunicação comunitária; Criação de projeto de extensão em comunicação comunitária
Mercado de Produção Audiovisual; Pré-Produção Audiovisual; Produção Audiovisual; Pós-Produção Audiovisual
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Constituição do campo da comunicação; A emergência de objetos e territórios metodológicos; Métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa em comunicação; Elaboração de projetos de pesquisa
Pesquisa em mídia; Plano de mídia; Compras de mídia; Resultados e aferições de campanhas
Prática em projeto de extensão; Captação de recursos; Aferição de resultados; Apresentação de projetos
O que é conteúdo audiovisual; Formatos de conteúdos audiovisuais para diferentes meio; Estratégias de criação de conteúdo audiovisual; Tópicos avançados em conteúdos audiovisuais
Zeigeist e tendência; Anatomia das tendências; Pesquisa de tendências; Tendências na comunicação
Relevância de conteúdos digitais; Planejamento de projeto de conteúdo relevante; Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros para web; Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros para web
Inovação, criatividade e experimentação; Planejamento do projeto experimental de comunicação; Pesquisa no projeto experimental de comunicação; Execução, veiculação e avaliação do projeto experimental em comunicação
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Ética, publicidade e sociedade; Instrumentos reguladores e conselhos da atividade publicitária no Brasil; Legislação correlata à atuação publicitária; Aspectos legais incidentes na prática publicitária
Marca; Branding; Economia da experiência; Experiência de marca na prática
Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa (TCC I); Redação do Trabalho Final de Graduação (TCC II); Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II); Defesa Oral do Trabalho Final (TCC II)
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
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Obrigatórias | 2680h |
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Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 0h |
Total | 3000h |
- Agências especializadas de propaganda;
- Empresas anunciantes;
- Promoção;
- Veículos de divulgação;
- Gestão e administração de empreendimentos de comunicação como executivo de negócios;
- Assessoria publicitária;
- Organização e divulgação de eventos em parceria com profissionais de Relações Públicas e Jornalismo;
- Patrocínios;
- Setor público, no privado ou ainda na área não governamental ou no terceiro setor;
- Área de multimídia;
- Planejamento e produção de materiais gráficos, eletrônicos e online;
- Campanhas e peças publicitárias veiculadas na mídia.
- Pesquisas de opinião e sua interpretação crítica;
- Docência e Pesquisa;
- Marketing.
Contato
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Contato: (55) 3025.9000
Ramal: 9037